terça-feira, 17 de outubro de 2017

Escolhendo a roupa certa para cada ocasião

Traje esporte- Não é porque há um “esporte” no nome que a pessoa pode ir de chinelo, shorts ou roupa de ginástica, ok? O traje esporte é simples e casual, mas, nem por isso, desleixado. Tipo de evento: almoços, exposições, churrascos, batizados, festas infantis. Mulheres: vestidos leves, camisetas, camisas, calças, saias e bermudas – todos de tecidos do dia a dia, como jeans, malha, sarja, crepe e algodão. Nos pés, sandálias baixas, sapatilhas ou botas. Cabelo e maquiagem naturais.Homens: calças jeans ou de gabardine cáqui, camisetas, camisas polo, jaquetas, suéteres. Sapatos esportivos, como mocassim, tênis, sapatênis, ou sapatos de amarrar de camurça e nobuk.


Traje passeio ou esporte fino -Também conhecido como tenue de ville (que quer dizer “roupa de cidade”, em francês), é um pouco mais caprichado do que o traje esporte. Se o evento for até as 18 horas, ainda cabe alguma informalidade. Mas se ele ocorrer durante a noite, procure sofisticar o visual escolhendo materiais mais nobres. Tipo de evento: almoços, vernissages, teatros. Mulheres: Blusas, túnicas e calças com um toque de formalidade, tailleur ou terninhos. Os materiais podem ser microfibra, jérsei, algodão, malhas, sedas e veludos. Sapatos de salto, mas sem brilho. Bolsa normal para o dia e de tamanho menor para a noite. Belas bijuterias. Homens: antes das 18 horas, podem usar camisa, calça cáqui e blazer. Como opção, entram na lista os ternos de cores claras, com ou sem gravata, e blazer escuro com calça, com ou sem gravata. À noite, ou se o convite pedir tenue de ville, o uso da gravata é requerido. Sapatos sociais ou mocassins, pretos ou marrons.


Traje passeio completo ou social -Não se deixe enganar pela palavra “passeio” na expressão “passeio completo”. Aqui, estamos na área da formalidade, apenas a um passo do traje de gala.  Tipo de evento: jantares, coquetéis, óperas, casamentos, comemorações oficiais. Mulheres: roupa para festa fina, como um pretinho básico e cocktail dresses com brilhos, decotes, fendas e transparências. Calças, saias e camisas estão liberadas em tecidos nobres, como seda, crepe georgette, chiffon, renda e musselina. O salto alto e fino é a norma, em sapatos ou sandálias, com meias finas. As bolsas devem ser pequenas, tipo carteira ou minaudière. Use joias ou bijuterias vistosas, xales, echarpes e uma maquiagem elaborada.Homens: terno ou costume escuro com gravata. Tudo precisa estar impecável e bem passado. A calça pode ter vincos, mas o paletó e a camisa, não. Um bom par de abotoaduras e um relógio clássico são acessórios bem-vindos. Sapatos sociais pretos.

Traje black-tie ou rigor- Também conhecido como tenue de soirée (roupa de noite, em francês), esse tipo de traje é usado em festas de gala, portanto, com nível altíssimo de glamour. Se você pensou em red carpet e Oscar, acertou. Tipo de evento: noites de gala, bailes, grandes premiações. Mulheres: os vestidos devem ser longos, feitos dos materiais mais ricos, como tafetá de seda, brocado, renda, zibelina, bordados com pedrarias. Às vezes, a moda libera os curtos. Se estiver frio, pode-se usar uma estola de pashmina ou um casaquinho fino, do mesmo tecido que o vestido. Sapatos ou sandálias devem ter saltos bem altos e finos. Joias e bijuterias muito especiais. Homens: a regra é clara: deve-se usar o tradicional smoking. Trocar a camisa branca por uma preta e dispensar a gravata-borboleta é aceitável hoje em dia. Se a festa for ao livre, no verão, pode-se vestir o summer, um smoking com paletó branco – mas é preciso ter muita classe para não ser confundido com o garçom. Sapatos de verniz preto ou de couro, de amarrar.


Fonte: Revista ICasei 


Lu Larré Cerimonial personalizado para casamentos e outros eventos sociais | Gestão e Assessoria.
Contatos
ehventus@gmail.com
(51) 99823.7574
Atendo no Vale do Sinos, Serra gaúcha, Porto Alegre e cidades vizinhas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário